quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Conclusão

Vamos fazer alguns links com os temas abordados em nosso blog para concluirmos com chave de ouro nosso aprendizado.

Entendendo o estresse como uma fonte alternadora de emoções e percebendo sua correlação direta com o processo de aprendizagem na escola, pode-se pensar nas seguintes relações:

O estresse, quando foge ao controle e prejudica o nosso desempenho, faz-nos perder o senso de ação e reação; com isso, ele não só nos altera psicologicamente como também fisiologicamente, ou seja, nosso sensopercepção (emoções, sensações, etc...) está modificado, deixando, assim, o indivíduo em seu verdadeiro limite. Temos a sensação do eterno cansaço.

Consequentemente, ao transpormos esse indivíduo, no papel de professor estressado, para sala de aula, percebemos a modificação do seu profissionalismo, alterando a sua motivação para ministrar as aulas e contagiar seus alunos com o fazer educativo. Além de tudo isso no ambiente de trabalho, com seus colegas, o professor (desmotivado) transforma-se em um "poluidor" de ambiente, já que dificulta o convívio com todos a sua volta.  

Tendo uma visão inversa, o estresse também tem seu lado positivo. Ele pode ser um catalizador de boas ações, estimulando a criatividade de ambas as partes envolvidas no processo de aprendizagem. Um professor motivado é um “estimulador” de boas relações, já que, ao ter seu equilíbrio emocional estável, ele prezará pela paz no ambiente, sabendo diferenciar as questões pessoais das profissionais.



"Um professor pode encontrar a eternidade, pois nunca poderemos determinar onde pára a sua influência sobre os alunos que um dia serão homens, gênios, inventores, sementes que germinaram pelas mãos de seus mestres." (Henry B. Adams)




Um comentário:

  1. Parabéns! Ótima apres. O blog de vcs. está muito bom tb. com uma temática de extrema importância; presente no nosso dia a dia. Realmente incrível, com dicas valiosas p/ nossas vida.

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