quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Estresse: Estímulo ou Desânimo??


         Dados apresentados por diversos pesquisadores enfatizam que nem sempre o estresse é desanimador, pois, dependendo de sua intensidade pode tirar a pessoa de sua zona de conforto, ou seja, fazendo com que nossa mente e nosso corpo não caiam na inércia.  
         A sala de aula é um espaço que fornece os dois lados. Existem fatores estressantes essenciais para o estímulo do saber, do aprender da formação da integridade e da subjetividade, mas gera situações de grande tensão, isso serve tanto para o aluno quanto ao professor.  

         A educação é tanto mais eficaz, quando o aluno e o professor se desprenderem de atitudes egóicas, incluindo-se em autoconhecimento estamos falando de humanização, estamos nos referindo a uma obra de crescimento e melhoria individual no coletivo. O grande desafio é reatar o abismo que se provocou pela nossa civilização entre o coração e o intelecto.

    A maior parte do estresse  é de natureza psicológica mas não significa que devemos nos entregar, podemos optar por reagir e para enfrentar a situação três pontos são fundamentais:
  1. Encarar a mudança como um desafio não como um ameaça; 
  2. Direcionar os pensamentos para aspectos positivos
  3. Dedicar-se para uma meta maior 



Nenhum comentário:

Postar um comentário